Pular para o conteúdo

Higiene Ocupacional

Higiene Ocupacional

Higiene Ocupacional é uma ciência, que tem como finalidade antecipar, reconhecer, avaliar e controlar os riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho. Acima de tudo, essas ações são relacionadas à redução dos riscos e prevenção de doenças ocupacionais causadas por agente ambientais.

Entenda um pouco mais..

Acima de tudo, essas ações são relacionadas à redução dos riscos e prevenção de doenças ocupacionais causadas por agente ambientais. Esta transmissão nociva pode ser causada por agentes:

Físicas

Gerados por equipamentos ou condições físicas do ambiente de trabalho. (ex: calor, frio, radiações, ruídos, etc).

Químicos

provenientes de substâncias químicas em seu estado líquido, sólido ou gasoso. (ex: poeira, gases, vapores, etc).

Biológicos

Causados por microrganismos capazes de provocar doenças, tais como: bactérias, fungos, vírus, etc

PGR: Programa de Gerenciamento de Riscos

É a materialização do processo de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (por meio de documentos físicos ou por sistema eletrônico), visando à melhoria contínua das condições da exposição dos trabalhadores por meio de ações multidisciplinares e sistematizadas.

PPRA: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Tem por objetivo estabelecer medidas que visem a eliminação, redução ou controle desses riscos em prol da preservação da integridade física e mental do trabalhador.

LTCAT: Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho

Tem como objetivo identificar e avaliar as condições ambientais de trabalho. Este laudo conclui se a exposição do trabalhador aos agentes nocivos caracteriza o direito à aposentadoria especial, baseando-se na legislação previdenciária.

LTP: Laudo Técnico de Periculosidade

É um laudo obrigatório elaborado com o objetivo de documentar as condições ambientais de trabalho, identificando as atividades e/ou operações perigosas previstas através da NR 16, Lei 7369/85 e Decreto 93412/86.

LTI: Laudo Técnico de Insalubridade

É um documento que tem como objetivo avaliar se os funcionários daquele estabelecimento trabalham expostos a agentes de risco ( agentes: físicos, químicos e biológicos ) que são capazes de causar danos a sua saúde, nos limites máximos de tolerância definidos pela NR15.

PPR: Programa de Proteção Respiratória

É um programa de segurança do trabalho que estabelece um conjunto de medida, práticas e administrativas, para proteção e controle de doenças ocupacionais respiratórias, adequando o uso de equipamentos de proteção respiratória.

PPP: Perfil Profissiográfico Previdenciário

Constitui-se em um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades na respectiva empresa.

PCMAT: Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil

É um documento completo e minucioso, criado para garantir a prevenção de acidentes e a integridade da saúde de todas as pessoas que, direta ou indiretamente, atuam nesse segmento.

Avaliações Ambientais de Ruído, Calor, Vibração e Químicos

As avaliações são realizadas no ambiente de trabalho com o objetivo de quantificar os agentes existentes no local, capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores, sendo classificados em: Riscos Físicos, Riscos Químicos e Riscos Biológicos. Esses agentes ambientais são avaliados e quantificados conforme metodologia específica para cada tipo de agente. As avaliações ambientais são de extrema importância para subsidiar os programas de prevenção (LTCAT, PPRA, PGR, PCMAT, PPR, PCA, PPP). Dessa forma a empresa terá evidências objetivas com relação à exposição do trabalhador aos agentes existentes no ambiente de trabalhado, avaliando assim a necessidade ou não da implantação de medidas preventivas.

Análise da Qualidade do Ar Interior

É a avaliação feita no ar de ambientes climatizados artificialmente, seja com o uso do ar-condicionado, seja com outros sistemas de ventilação.